Visão Geral

O objetivo desta documentação é orientar sobre a integração da API Checkout Vempag Pay, descrevendo as funcionalidades e os métodos HTTP, listando informações a serem enviadas e recebidas e provendo exemplos.

Processo de Integração

Para se integrar na API VEMPAG, você precisa passar por três etapas:

  1. Integração
    Nessa fase ainda não é necessário ser cliente cadastrado para enviar requisições. Possuímos um ambiente de testes, onde é possível testar todas as situações que ocorrem em produção, como transações aprovadas e negadas. Para receber uma credencial de integração é necessário se cadastrar. Cadastre-se aqui.
  2. Homologação
    Após finalizar o desenvolvimento, você deverá preencher um roteiro de testes para que possamos validar sua integração. Esse é um processo de teste, que tem como objetivo validar se todos os casos transacionais estão sendo executados com sucesso para que você não tenha problemas ao colocar sua solução em produção.
  3. Produção
    Ao final da homologação, você receberá o nosso OK para ir para produção.

Certificados e Segurança

O que é Certificado SSL?

O Certificado SSL para servidor web oferece autenticidade e integridade dos dados de um web site, proporcionando aos clientes das lojas virtuais a garantia de que estão realmente acessando o site que desejam, e não uma um site fraudador.

Empresas especializadas são responsáveis por fazer a validação do domínio e, dependendo do tipo de certificado, também da entidade detentora do domínio.

O que é o selo PCI?

O selo PCI foi criado pela American Express, Visa, Mastercard e outros, a fim de disseminar os padrões de segurança de dados de pagamentos com cartão.

Os dados do seu cartão sempre protegidos.

A certificação PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard) é composta por um conjunto de regras e requisitos rígidos que visam proteger os dados e informações dos seus cartões em todas as suas transações online.

Atendemos aos requisitos de segurança exigidos pelo PCI

Vantagens

  • Implementa medidas rigorosas de controle de dados de cartões e transações, protegendo as informações do titular do cartão.
  • Possui um programa de gerenciamento de vulnerabilidades, monitorando sites suspensos e novas ameaças.
  • Monitora e testa redes rigorosamentes, para detectar falhas e fraudes.
  • Mantém uma política de segurança de informações.

Changelog

Versão – V1.1
Data – 17/11/2022
Alteração – Versão inicial
Produto – N.A.

Checkout

Checkout na loja virtual é a etapa final do processo de compra online. Na página de checkout, antes de finalizar o pedido, o cliente digita seus dados pessoais e efetua o pagamento. Mantê-la otimizada é importante para melhorar a experiência de compra e evitar o abandono de carrinho.

💡   Imagine que você entra em um supermercado, escolhe seus produtos e, quando termina as compras, não sabe onde ficam os caixas. Quando, finalmente, você encontra esse lugar e chega a sua vez, o atendente solicita uma infinidade de dados pessoais e pede que você vá até uma outra sala para passar seu cartão de crédito.
Como você se sentiria para fazer esse pagamento? No mínimo, um pouco inseguro, certo?

O que é checkout na loja virtual?

Checkout é a etapa final para a concretização de uma compra, ou seja, é o momento em que o cliente vai até o carrinho de compras e:

  • Confere os itens que vai levar;
  • Digita suas informações pessoais, como nome, e-mail e CEP;
  • Checa preço, promoções e cupons;
  • Escolhe o meio de pagamento e, de fato, efetua a compra;
  • Recebe a confirmação de processamento do pedido.

Funcionalidades

 
ChamadasDescrição
Seleciona ChaveUtiliza KEY (chave) Barcode como pedido para transação.
Autenticar CredenciaisAutentica Credencial para ser utilizado na chamada Checkout Redirect.
Checkout RedirecRedireciona comprador para Checkout Vempag Pay
Pré-captura transaçãoRealiza custodia do saldo referente a transação junto a adquirente.

Prevenção a Fraude/td>

Audita a transação antes da captura.
Captura transaçãoCaptura final posterior as validações do portador do cartão que está executando a transação.
Cancelar transaçãoCancelar compras que ainda não estão com status “Paga”.
Estornar transaçãoEstornar compras que estão com status “Paga”.
Fluxo de PagamentoEtapa final do checkout, contendo informações dos produtos/serviços e meios de pagamento.
Consulta de TransaçõesConsulta os dados das transações, possuindo 3 tipos: Detalhe da transação, por referência e intervalo de data.
Notificação (webhook)Envia uma notificação contendo os detalhes da transação, sempre que ela sofrer alguma transação de status.

Aplicação

Apresentarmos um exemplo prático de aplicação da API Checkout.

1º Passo: Gerar Token do ambiente de teste:

  • Para obter as credenciais para o ambiente, clique em solicitar token.
  • Você receberá as chaves necessárias para acessar os ambientes via e-mail.

2º Passo: Integrando o checkout Vempag:

  • Nesta documentação estão descritas todas as funcionalidades da integração da API Checkout Vempag, os parâmetros técnicos e principalmente os códigos de exemplos para facilitar o seu desenvolvimento.

💡  É utilizada uma Integração via API que permite o parceiro enviar o “Pedido” do seu domínio com todos os dados que ele deseja apresentar no checkout.

Autenticação

A autenticação do estabelecimento deverá ser feita através do envio dos campos ilustrados abaixo.

 
ParâmetroDescrição
DocumentDocumento do estabelecimento credenciado gerado pela Vempag (credencial).
AcessKeyChave de acesso enviada após o cadastro na aplicação (senha da credencial).

Auth

Todas as requisições enviadas para a Vempag deverão ser autenticadas pelo estabelecimento. A autenticação consiste no envio do Document e AcessKey, que é o identificador  e chave única do estabelecimento fornecido pela Vempag.

Endpoint: https://vp-checkout-backend-hml.vamosparcelar.com.br/api/public/v1/auth

Exemplo de uma requisição:

Montando pedido

Na integração via API, a tela transacional é “montada” com bases em dados enviados que formam um pedido com itens. Esses dados são separados nos seguintes parâmetros.

 
Parâmetro Descrição
Type “Key” – Essa chamada determina o tipo de requisição necessária para processamento das informações.
Key “Key” – Tipo de chave recebida pelo módulo para busca da guia que será transacionada. Ex: código de barras do boleto (obrigatório caso o type seja “Key”).
Amount Valor total a ser transacionado (campo não obrigatório para “Type Key”).
ShortDescription Descrição curta do item que será transacionado.
Description Descrições adicionais.
ExternalId Id externo utilizado para referenciar a aplicação. Isso possibilita a conciliação entre o que é enviado ou transacionado.
ExpirationDate Data de expiração da guia.
PayerDocumentType Tipo do documento do pagador, podendo ser CPF ou CNPJ.
PayerDocument Documento do responsável pelo pagamento.
ReceiverDocumentType Tipo do documento do recebedor, podendo ser CPF ou CNPJ.
ReceiverDocument Documento do responsável pelo recebimento.

Após o envio dos dados do pedido, o Checkout enviará um Response contendo um LINK para a tela de pagamento.

IMPORTANTE: A chamada a API Checkout  CRIA UMA TRANSAÇÃO. O Link retornado é uma “order” indicando que uma tela transacional está pronta para ser utilizada. 

Request - Create Order

Endpoint é a URL para onde as requisições com os dados do pedido serão enviadas. Todas as requisições deverão ser enviadas utilizando o método HTTP POST, para o endpoint:

Endpoint: https://vp-checkout-backend-hml.vamosparcelar.com.br/api/public/v1/create-order

Exemplo de uma requisição:

Responses

Devido ao seu fluxo ser dividido em duas etapas, sendo a primeira, a  autenticação  e a segunda, a realização do pagamento; O Checkout possui duas respostas para uma transação:

Response – Auth – É o response retornado com o token de acesso e sua liberação.
Response – CreateOrder – Retorna o link que redirecionará o usuário à tela de pedidos.

Existem apenas duas opções de resposta na integração da API: Sucesso / Erro

Sucesso – Em caso de sucesso, o response será o conteúdo do Request mais o Link que direciona a tela transacional.

Importante – O Checkout Vempag não possui erros numerados, apenas uma mensagem genérica. Veja a sessão “Identificando erros de Integração” para maiores informações.